Notícias

Postado dia 21/05/2021 às 19:48:51

“Festa de Pentecostes”

Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho

Neste fim de semana, a Igreja celebra a “Festa de Pentecostes”, a festa do Espírito Santo que desceu sobre os apóstolos reunidos no “cenáculo”. O texto de Atos 2, 1-3 nos relata que: “tendo chegado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vento impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles”.
O fato é que o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, realiza as maravilhas do início da missão da Igreja. É um dom Divino sem o qual os apóstolos não teriam sido capazes de cumprir a missão recebida de Jesus, por exemplo, a de conceder o perdão dos pecados (cf. Jo 20, 23).
É o mesmo Espírito de Cristo que agiu ao longo da história da Igreja e age ainda hoje. Graças à sua ação, os apóstolos pregaram o Evangelho com coragem; os ouvintes acolheram com fé a pregação e mudaram de vida; o perdão é concedido aos pecadores; os enfermos são reestabelecidos na saúde; os cristãos dão seu testemunho do Evangelho; os missionários partem em missão e os mártires entregam a vida por Cristo e pelo Evangelho.
Graças ao Espírito Santo, a Igreja atravessou 20 séculos de história, perseverou na fé recebida de Jesus e dos apóstolos, corrigiu seus erros, lançou-se com renovado ardor à missão e produziu muitos e abundantes frutos de vida e santidade. Graças à ação do Espírito Santo, há muitos Santos e Santas na vida da Igreja, que testemunharão as mesmas variedades de dons e carismas do Evangelho e a força da ação renovadora de Deus no mundo. O Espírito Santo é o verdadeiro mestre interior da Igreja e de cada um que confia na sua ação.
Ele renova a “face da Terra” como rezamos na oração. Por isso, Ele também é o Espírito da eterna juventude da Igreja, que lhe concede fecundidade sempre renovada, quando ela se deixa orientar por sua ação suave e forte. A Ele devemos recorrer também em nosso tempo, pedindo que renove nossa Igreja, a sociedade, a cultura e toda ação e organização humana. Ele age na Igreja, mas também fora dela, suscitando a procura da verdade e do bem.
Sabemos que nossos ambientes culturais, nossa cultura de maneira geral, necessita grandemente do sopro renovador do Espírito Santo de Deus e, assim superar inúmeros sinais de morte, enrijecimento e dureza. Sabemos que tantos sãos os sinais de um mundo envelhecido e marcado principalmente pela cultura de morte: a violência cada vez mais evidente que fere e mata, as ideologias que sufocam e esteriliza, liquidifica a convivência, a fraternidade, o encontro entre pessoas, o egoísmo, a insensibilidade, a indiferença, as injustiças de todas as espécies, a corrupção de todo tipo...Tudo isso são manifestações de um mundo que perdeu a vitalidade, a identidade e a alegria. Por isso precisamos do sopro renovador do Espírito Santo que torne esse mundo melhor.
Que o Espírito Santo também nos ajude a renovar a vida da Igreja e da sociedade jataiense, que vive passando por grandes tribulações, principalmente as provenientes da pandemia da COVID 19. Precisamos estar sempre em estado de renovação. Renovação da paróquia como um todo, das comunidades, das pastorais, dos movimentos e serviços, em todos os níveis. Precisamos que o Espírito Santo renove a vida das famílias, dos pais, mães e filhos, da organização da sociedade, para que se coloquem decididamente a serviços das pessoas, especialmente daqueles que mais sofrem, os mais pobres, dos que se encontram em estado de vulnerabilidades: as crianças, os jovens, os idosos, as famílias que perderam seus entes queridos, os esquecidos muitas vezes pelo sistema.
Que venha sobre nós o Espírito Santo, para renovar toda a face da Terra, toda a Igreja e a sociedade como um todo. E assim o mundo será transfigurado, renovado. Feliz solenidade de Pentecostes para todos e todas.


Padre Lima
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Jataizinho/PR 


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias