Notícias

Postado dia 22/06/2022 às 07:04:41

Papa Francisco aceita renúncia de Dom Manoel João Francisco

A Nunciatura Apostólica comunicou na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia de dom Manoel João Francisco, até então bispo de Cornélio Procópio (PR), por motivo de idade, em acordo com o previsto no cânon nº 401 do Direito Canônico.

Dom Manoel João Francisco foi o quarto bispo da Diocese de Cornélio Procópio. Natural de Machados, Itajaí (SC), recebeu a ordenação presbiteral em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC) e foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. Em 21 de fevereiro de 1999 exerceu o seu episcopado na Diocese de Chapecó até a sua nomeação para a diocese de Cornélio Procópio em 26 de março de 2014.

Entre os anos de 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (SC). Ademais, em 2011 foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e é membro da Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos (CETEL), que realiza o acompanhamento e a revisão da tradução do Missal Romano.

Dom Manoel sucedeu o bispo Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, que teve a sua renúncia aceita em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico em 26 de março de 2014. Dom Getúlio, bispo-emérito, faleceu em 01 de agosto de 2020.

A posse de Dom Manoel ocorreu no dia 01 de junho de 2014, com a realização da 9ª Festa da Unidade. Durante esses 08 anos, Dom Manoel buscou conduzir com amor e alegria a Diocese de Cornélio Procópio, sempre solícito e acessível ao povo de Deus. Além disso, Dom Manoel testemunhou e testemunha com sua vida o lema escolhido pelo Espírito Santo para guiar sua vocação: “Em vasos de argila” (2Co,4-7), em que Jesus, como o oleiro, tem moldado e transformado o vaso que é a sua própria vida.

Dom Manoel, muito obrigado por tudo! Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia do Imaculado Coração de Maria, nossa padroeira diocesana.

O Papa Francisco, na oportunidade, escolheu o sucessor de dom Manoel, o Mons. Marcos José dos Santos, do clero da Arquidiocese de Londrina-PR. Seja bem-vindo Mons. Marcos! Pedimos as bênçãos de Deus, por intercessão da Virgem Maria, nesta nova etapa de sua vida, junto à Diocese de Cornélio Procópio.

PASCOM

 


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias