Fotos

Postado dia 01/12/2015 às 01:03:28

Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Rocio em Paranaguá

Os Bispos do Regional Sul II consensuaram que as Dioceses do Estado do Paraná fariam Romaria de dois em dois anos ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Rocio em Paranaguá. Na opinião dos Bispos, esta iniciativa seria oportunidade para os católicos conhecerem melhor a história e aumentar sua devoção à Padroeira do Paraná. No próximo domingo, nós da Diocese de Cornélio Procópio estaremos realizando a nossa Romaria.
Fazer romaria é gesto muito rico. Aparece em todas as culturas e religiões. Entre os cristãos elas sempre foram praticadas. Não é por nada que nossa fé cristã, no início chamou-se “Caminho” (At 9,2; 18,26; 19,9.23). Na fé bíblica e, conseqüentemente na fé dos cristãos, as romarias significam conversão, penitência e, ao mesmo tempo, festa e reconciliação.
Toda romaria desenvolve-se em quatro momentos: 1) a partida; 2) a caminhada; 3) a chegada ao santuário; 4) e a volta.
Na partida, como aconteceu na romaria de Jacó a Betel (Gn 35,1-4) fazia-se uma celebração penitencial. Nela juntamente com a proclamação da Palavra, se fazia um rito de purificação, lavando-se, trocando-se as vestes e lançando fora todos os ídolos. Esta purificação na mentalidade bíblica era muito importante, pois só “quem tivesse mãos inocentes e coração puro, não se entregasse à falsidade, nem fizesse juramento para enganar” (Sl 24,3-4), “quem andasse com integridade e praticasse a justiça, falasse a verdade e não deixasse a língua correr, não fizesse mal ao seu próximo e não difamasse o seu vizinho, quem desprezasse o ímpio e honrasse os que temem o Senhor, jurasse com dano próprio sem se retratar, não emprestasse dinheiro com usura, nem aceitasse suborno contra o inocente (Sl 15), este poderia habitar a tenda do Senhor e morar em seu santo monte.
Também para a nossa romaria foram preparadas três celebrações a serem feitas alguns dias antes da partida. Espero que os romeiros tenham sido motivados para esta preparação que poderia incluir também a celebração do sacramento da confissão.
Durante a caminhada o povo da Bíblia cantava os cânticos de romaria. Os salmos da subida (120-134) testemunham esta prática. Espero que durante a nossa viagem para Paranaguá haja momentos de orações e de cânticos.
Ao chegar no santuário, eram feitos diversos ritos, tais como danças (Jz 21,19-21), oferecimento de sacrifícios e banquetes sagrados (1Sm 1,4-9), momentos de oração individual (1Sm 1,9-13; Sl 125) e momentos de catequese. Os sacerdotes ensinavam e os romeiros perguntavam (cf. Ml 2,7; Ag 2,11). Muitos dos chamados salmos didáticos foram composto neste contexto.
Na nossa romaria a Paranaguá acontecerá algo parecido. Está programada uma série de atividades que irão nos envolver. Vamos iniciar o dia com o café da manhã. Às 8h30 todos serão convidados a participar da santa missa. Às 10h haverá a procissão com o manto de nossa Senhora do Rocio. Às 11h30 haverá a missa dos romeiros. Em seguida acontecerá o almoço e tempo livre para visitas a pontos turísticos. Nos intervalos cada um poderá fazer suas orações individuais.
Nossa romaria tem o seguinte lema: “Com Maria construamos a paz”. Iremos rezar pela paz. Vamos pedir de modo especial pela paz, no trânsito, na família e na comunidade. Não podemos esquecer de pedir pela paz em nosso país que passa por séria crise econômica e política. É preciso que nossas autoridades deixem de pensar em seus próprios interesses e, de fato, pense no Brasil e no seu povo. Nossa Senhora, com certeza, não vai deixar de nos atender. A juventude brasileira continua vítima da violência. Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens entre 15 e 24 anos. Não podemos continuar indiferentes. Por isso, nessa romaria vamos pedir pela paz da juventude e contra o extermínio de nossos jovens.
Nas romarias da Bíblia, na hora de voltar para o local de origem, os romeiros participavam de uma celebração de despedida. Alguns salmos foram compostos para esta ocasião e nos dão a idéia de como se desenrolava este rito:
Romeiros: E agora, bendizei o Senhor, servos todos do Senhor. Vós que servis na casa do Senhor durante as noites, nos átrios da casa do Senhor, nosso Deus. Levantai vossas mãos para o santuário e bendizei o Senhor.
Sacerdotes: Que o Senhor te abençoe de Sião, ele que fez o céu e a terra (Sl 134).
A viagem de retorno acontecia num clima de festa e alegria. O povo voltava contente e agradecido a Deus. No coração trazia a certeza de que era amado por Deus e na mente a disposição de se comprometer mais seriamente com a própria fé que acaba de renovar na presença do Senhor (cf. 2Cr 7,8-10). Queira Deus que essa também seja a disposição dos que irão em romaria à Paranaguá.


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Fotos