Notícias

Postado dia 06/02/2023 às 23:02:23

COLEÇÃO CRESCER EM COMUNHÃO EM TEORIA E PRÁTICA

A coletânea Crescer em Comunhão em seus 5 volumes serve como base para a Iniciação a Vida Cristã dos catequizandos inspirada no catecumenato. O crescer em comunhão é um excelente subsídio para direcionarmos nossos encontros de catequese, pois se sabemos onde queremos ir o caminho se torna mais prazeroso e gratificante.
A comissão diocesana de catequese de Cornélio Procópio, em 2023 está realizando encontros de formação e estágio com os catequistas por etapas: em fevereiro - a primeira Etapa, em março – a segunda Etapa, em abril – a terceira Etapa, em maio – a quarta Etapa e em junho – a quinta Etapa com a catequese de adultos.
De forma simples e prática apresentamos os caminhos que cada volume se propõe a percorrer, lembrando que nada substitui a criatividade e espiritualidade do catequista, pois sabemos que muitas vezes evangelizamos mais pelos exemplos, que apenas pelas palavras.
Em todos os encontros propostos há sempre uma referência bíblica para que possamos fazer a experiência da leitura orante (leitura, meditação, oração e contemplação), em cada encontro também o livro do catequista oferece um texto que auxilia o catequista a compreender a proposta do tema e no livro do catequisando as atividades auxiliam a fixação e o entendimento proposto pelo tema do encontro.


Além do Crescer em Comunhão, podemos aproveitar a troca de experiências entre catequistas, os métodos e pedagogia utilizada que enriquece ainda mais a nossa catequese, oferece ao nosso catequizando a Iniciação a Vida Cristã adaptada a linguagem urbana característica de nosso tempo.
O documento “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários”, também conhecido como “Documento 107” nos diz que: os manuais de catequese devem nos ajudar a melhorar a integração nas seguintes dimensões:


• Anúncio do Evangelho
• Contato e intimidade com a Bíblia
• Incentivo à Leitura Orante
• Educação para celebar
• Opção e compromisso com a vida em todas as suas dimensões
• Transmissão da Doutrina

VOLUME 1 - Primeira Etapa
No volume 1 o Crescer em Comunhão tem o objetivo de auxiliar o catequista a apresentar ao catequisando a catequese, a conhecer a comunidade, a pessoa de Jesus e seus ensinamentos , nesta etapa tudo é novo e desde o primeiro encontro cada catequizando deve ser acolhido e perceber que a catequese é diferente da escola, ele não só vai aprender coisas novas, mas vai sentir a importância de uma comunidade em sua vida e de seus familiares, por isso desde o primeiro encontro é importante criar um vínculo com a família dos catequizandos, formando uma grande rede de apoio.



Ronaldo Sabatine Ribeiro e Ir Kedma A. Alves Soares

Colaboradores da catequese


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias