Notícias

Postado dia 26/02/2023 às 20:09:10

Para viver bem o tempo da Quaresma

Pe. Eduardo M. Guimarães Roma

O tempo da Quaresma tem como finalidade a preparação para a Páscoa do Senhor. É um tempo especial de escuta da Palavra e de conversão do coração para viver o “novo” de Deus que é a vida em plenitude, a vitória sobre o pecado, o mal e a morte. De fato, o Missal Romano nos recorda: Senhor, “vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova” (Prefácio da Quaresma, I).

A Quaresma nos convida à participação pessoal no mistério pascal através da penitência, da oração, do jejum e da caridade. É uma oportunidade para nos incorporar ao mistério da paixão de Cristo. No entanto, embora seja um tempo penitencial, a Quaresma não deve ser vivida como um tempo triste ou fechado em si mesmo, mas como o momento oportuno de purificação e de renovação da vida para participar com maior dignidade e plenitude da vitória de Cristo.

Para viver bem esse tempo, esforcemo-nos nessas três práticas (Mt 6, 1-6.16-18):

  • Vida de oração – é na oração que o cristão faz seu encontro com Deus, um diálogo íntimo e amoroso com o Senhor. Na Quaresma é muito recomendável e louvável que dediquemos mais tempo à oração, à meditação da Palavra de Deus, à participação nos sacramentos, especialmente na Santa Missa. Nosso grande exemplo e modelo de oração é Maria, a Senhora das Dores, que dedicou-se à oração, à caridade e acompanhou Jesus durante toda a sua vida, de forma especial no sofrimento. Maria esteve ao lado de Jesus até o fim! Nossas comunidades fazem a bonita experiência das caminhadas penitenciais às sextas-feiras. É importante fazer o propósito de participar, de rezar em comunidade.
  • Mortificação, renúncia, jejum – o nosso cotidiano também constitui um meio concreto para viver o espírito da Quaresma. Não se trata de criar situações e ocasiões extraordinárias, mas de oferecer o nosso dia a dia, os nossos limites e frustrações ao Senhor. É um exercício exigente acolher com humildade os contratempos que nos acontecem na vida diária. Mas faça a experiência de não reclamar, mas de unir o sofrimento pessoal à Cruz de Cristo e pedir Sua graça para seguir adiante. Do mesmo modo, fazer a opção de renunciar a certos hábitos, prazeres que nos são tão caros para viver o desapego e o desprendimento. Retomar a prática do jejum e da abstinência de carne. Sobre a prática do jejum, Santo Antônio diz: “Adão no paraíso terrestre, enquanto jejuou do fruto proibido, manteve-se na inocência. Eis o remédio que mata a serpente diabólica e que nos restitui o paraíso” (Sermão do jejum – Quarta-feira de Cinzas). Um gesto concreto, nesse sentido, é se abster de alguma coisa e no final da quaresma reverter um valor à caridade, à Igreja.
  • Caridade – o livro dos Atos dos Apóstolos nos ensina que “há maior felicidade em dar que em receber” (At 20, 35). A prática da caridade nas nossas comunidades católicas é sempre um exemplo para o mundo. Nossas pastorais e movimentos são sempre sinais da presença de Deus no meio de nós com as mãos solícitas daqueles que ajudam, que doam do pouco que tem para quem tem menos ainda. No Brasil, a Campanha da Fraternidade que esse ano tem como tema Fraternidade e Fome auxilia-nos a viver a caridade. Recordemo-nos sempre da Palavra de Deus, da ordem de Jesus “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16) e partilhemos a nossa vida e os nossos dons com os irmãos. Mais uma vez, o Missal Romano nos exorta: “O jejum e a abstinência que praticamos, quebrando nosso orgulho, nos convidam a imitar vossa misericórdia, repartindo o pão com os necessitados” (Prefácio da Quaresma, III).

A oração, a mortificação e a caridade são caminhos para viver a conversão pascal. Do fechamento, do egoísmo e do pecado, essas atitudes ajudam a viver a abertura a Deus e aos irmãos. Santa Quaresma a todos!

 

Referências

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil, Brasília, Edições CNBB, 2023.

Conferenza Episcopale del Lazio, Guida liturgico pastorale 2022-2023, Roma, Mancini Edizioni, 2022.

Missal Romano, Prefácios da Quaresma.

“O tempo da quaresma” disponível em https://www.acidigital.com/fiestas/quaresma/tempo.htm.

Sant’Antonio di Padova, I sermoni, Padova, Messaggero editrice, 2013.


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias