Notícias

Postado dia 09/03/2023 às 13:21:16

Bispos do Paraná se reunirão em Assembleia na diocese de Umuarama (PR)

Neste ano, a primeira assembleia dos bispos do Paraná será sediada pela diocese de Umuarama (PR). Entre os dias 12 a 14 de março, todos os arcebispos e bispos do Paraná estarão reunidos no Centro Diocesano de Formação, na cidade de Umuarama (PR), em momentos de oração, fraternidade, partilha e discernimento sobre a caminhada pastoral da Igreja no Paraná.   

A assembleia reunirá todos os Arcebispos e Bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná. Participam também o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Emerson Lipinski. 

A abertura se dará com uma missa na Catedral Divino Espírito Santo, às 19h de domigo, dia 12. Aberta à comunidade, essa missa será presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo bispo de Guarapuava e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo bispo de Umuarama, dom João Mamede Filho. 

Ao longo de todo o dia de segunda-feira, 13, até o meio-dia de terça-feira, 14, os bispos irão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, com momentos de oração e convivência fraterna.  Entre os temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, na África; a próxima Assembleia do Povo de Deus, que será realizada no mês de setembro, em Londrina; a atuação da CRP; o Sínodo dos bispos e Assembleia Eclesial; o Ano Vocacional; e outras questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.  

Eleição da nova presidência
Atual presidência da CNBB Sul 2 (da esquerda): Vice-presidente: Dom José Antônio Peruzzo; presidente: Dom Geremias Steinmetz; secretário: Dom Amilton Manoel da Silva.

 

Um ponto alto dessa assembleia, que será uma das últimas atividades na manhã de terça-feira, será a eleição da nova presidência do Regional Sul 2 da CNBB e dos membros do Conselho Episcopal de Pastoral, composto por um bispo de cada província eclesiástica. Os bispos irão escolher o presidente, o vice-presidente e o secretário para os próximos quatro anos. Os eleitos tomarão posse na próxima Assembleia Geral da CNBB, que se realizará em Aparecida (SP), no próximo mês de abril.  

A assembleia será encerrada com a celebração da santa missa, na capela do CDF, que será presidida pelos três bispos recém-eleitos. Neste ano, o episcopado paranaense se encontrará no mês de abril na Assembleia Geral, em Aparecida (SP), e no mês de setembro, em Cornélio Procópio (PR), na sua segunda assembleia regional.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)  


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias