Artigos de Dom Manoel João Francisco Dom Manoel João Francisco - Bispo Emérito

Postado dia 03/01/2019 às 09:38:52

A vida é uma grande viagem

 No terceiro volume de “As mais belas Parábolas de todos os Tempos”, encontrei uma intitulada “A Vida como uma Viagem” pensei ser interessante apresentá-la nesta reflexão semanal, ainda em clima de início de ano.
         “Um dia destes, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada. Interessante, porque nossa vida é como uma viagem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelos caminhos, de surpresas agradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques...
         Quando nascemos, ao embarcarmos neste trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos, farão conosco a viagem até o fim: nossos pais.
Não é verdade. Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcarão, deixando-nos órfãos de seu carinho, de sua proteção, de seu amor e de seu afeto.
Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão a ser especiais para nós: nossos irmãos, nossos amigos e nossos amores.
Muitas pessoas tomam esse trem a passeio. Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas. No trem há, também, outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa. Muitas descem e deixam saudades eternas. Outras tantas viajam no trem e, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe.
Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga a fazer essa viagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessar nosso vagão e chegar até eles. O difícil é aceitar que não podemos sentar-nos ao seu lado, pois outras pessoas estarão ocupando esse lugar.
Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques.
Sabemos que este trem jamais volta. Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento do trajeto, poderão fraquejar, e, provavelmente precisaremos entender isso. Nós mesmos fraquejamos algumas vezes. E, certamente, alguém nos entenderá. O grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos. Fico pensando: Quando eu descer desse trem, sentirei saudades? Sim. Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.
Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem que não tinham quando embarcaram.
E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.
Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que pessoas embarquem e desembarquem. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade...
Quem entrará? Quem sairá?
Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem não só como a representação da morte, mas, também, como o termino de uma história, o final de um ano, ou de algo que duas ou mais pessoas construíram e que, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar.
Fico feliz em perceber que certas pessoas têm a capacidade de reconstruir para recomeçar. Isto é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o melhor de “todos os passageiros”.
Agradeço-lhe muito por fazer parte de minha viagem. Por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo”.
Agora por oportunidade do Natal, recebi, via Whatsapp, outra história comparando o percurso do ano com uma viagem, mas desta feita, a viagem é de avião e deve durar 365 dias. Os passageiros não podem levar mágoas, nem ressentimentos, nem pendências e nem tristezas antigas consigo. A bagagem pode conter apenas sorrisos nos lábios, corações abertos e mãos prontas a construir. Durante a viagem, os passageiros devem manter apertado o cinto da esperança e, em hipótese alguma poderão usar a saída de emergência. No caso de turbulência, pede-se que mantenham a calma e a confiança no piloto da aeronave: Deus que, sem dúvida, vai estar ao lado de cada passageiro durante todo o percurso.
Que tal mantermos na mente e no coração, durante este novo que ainda estamos iniciando, os ensinamentos contidos nestas duas histórias!


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Artigos de Dom Manoel João Francisco