Notícias

Postado dia 29/07/2020 às 14:54:42

Eleições 2020, mais uma oportunidade de exercer o nosso direito

Yassuo Curiaki Coordenador do Grupo UBUNTU de Fé e Política Membro do Conselho Diocesano

Mesmo com a COVID 19, as Eleições Municipais 2020 acontecerão com data prevista para o dia 15 de novembro no primeiro turno e 29 de novembro no segundo turno. Serão eleitos os prefeitos e os vereadores de 5.570 municípios brasileiros. Mais uma vez, somos convocados a exercer o nosso direito de cidadania e de cristãos. Não podemos dispensar esse direito conquistado para escolher, democraticamente, as pessoas que melhor possam exercer o cargo no Poder Executivo e no Poder Legislativo Municipal.

Sabemos que a tarefa não é simples, e a classe política encontra-se bastante desacreditada. Mas o nosso futuro está em jogo, ainda mais quando nos encontramos diante de um cenário antidemocrático no Brasil e corremos o risco de perder a nossa liberdade. Mais do que nunca, nós devemos assumir esse compromisso, mesmo que alguns cristãos digam que política não se mistura com a Igreja. Não precisamos nos filiar a um partido político, mas precisamos participar das políticas de saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento social, ambiental e bem-comum. É dever do cristão ser fiel ao Evangelho. Assim insiste a CNBB e o Papa Francisco, ao dizer que a política é a maior forma de exercer a caridade.

Por isso, não hesite em conversar com os candidatos, ver a sua história e as suas intenções e como pretendem manter o vínculo com a comunidade. Você se lembra do candidato em quem votou nas eleições municipais de 2016? Durante esses quatro anos, o eleito manteve um diálogo com a comunidade? Que políticas públicas defendeu? Quais projetos querem fazer os candidatos atuais? Como? Quando? E compartilhe a sua pesquisa e a sua opinião com outras pessoas.

A nossa memória pode falhar, então anote tudo. Também participe das organizações sociais, como os conselhos municipais, associações, pastorais sociais e outros grupos representativos da comunidade. E que o Senhor ilumine as mentes e as decisões, para que tenhamos uma política mais limpa e uma sociedade mais justa.


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias