Notícias

Postado dia 02/03/2023 às 08:34:27

12º Encontro Regional dos Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pascom aconteceu em Cascavel (PR)

Depois de três anos sem encontros presenciais, a Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB realizou nesse final de semana, 25 e 26 de fevereiro, o 12º Encontro dos Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pascom, na cidade de Cascavel (PR). O último evento presencial da Pascom no Paraná aconteceu em Londrina, nos dias 6 a 8 de março de 2020, quando todos estavam apreensivos recebendo as primeiras informações sobre casos confirmados da Covid-19 no Brasil. Em 2022, o 11º encontro aconteceu de forma remota e contou com a participação de 40 pessoas. 

Com cerca de 60 pessoas, esse 12º encontro, pela primeira vez, teve representação de coordenadores, assessores e membros da Pascom de todas as 18 arqui/dioceses do Paraná. O tema central foram os quatro eixos da Pascom: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.  

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel

No sábado, dia 25, os participantes foram recepcionados com o almoço e, logo após, foi realizada a abertura do encontro com um momento de acolhida, oração e prática da Leitura Orante da Palavra de Deus.  

No início do encontro, a mesa de honra foi composta pelo bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a Pascom no Paraná, dom Mário Spaki; o bispo auxiliar da arquidiocese de Cascavel (PR), dom Aparecido Donizeti de Souza; o assessor eclesiástico da Pascom no Paraná, padre Valdecir Bressani (diocese de Palmas-Francisco Beltrão), o coordenador da Pascom na Arquidiocese de Cascavel, padre Diony Alexandre Januário; e pelo coordenador da Pascom no Paraná, Antônio Kayser.  

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel

Durante o uso da palavra, Dom Donizeti lembrou a importância da Pastoral da Comunicação para os membros da comunidade e também para os que estão distantes da Igreja. “Por meio do trabalho de vocês, pessoas que estão em tantos caminhos diversos, são atingidas pela palavra de Deus. Aquilo que vocês fazem usando as mídias sociais, é uma forma concreta da qual Jesus também se aproxima das pessoas distantes. Vocês são a ponte”, finalizou.  

Dom Mário Spaki relembrou o último encontro da Pascom, antes da pandemia, e o quanto a pastoral se transformou nos últimos três anos. “É a primeira vez que nos encontramos presencialmente pós-pandemia. Nesse meio tempo, nós saímos transformados como Pascom. Nós entramos de uma forma e saímos de outra. Entramos como uma pastoral supérflua e saímos com muita gente dizendo ‘é necessário cuidarmos da comunicação’. Não podemos acreditar que o virtual fez parte apenas da pandemia, ela é uma realidade presente e ativa”.  

 

Espiritualidade

Padre Adilson – Foto: Terumi Sakai

 

A primeira conferência do encontro foi proferida pelo padre Adilson Mitinoru Naruishi, assessor eclesiástico da Pascom da diocese de Campo Mourão (PR). Em suas palavras, ele salientou que “devido a necessidade constante de cobrir eventos e produzir materiais, os membros da pastoral se tornaram profissionais e se esqueceram do principal: a espiritualidade”.  

 “Em muitos momentos, mais do que falar e conduzir pregações e milagres, Jesus silenciou o coração e se recolheu para ouvir a Deus. O comunicador também precisa vivenciar essa experiência. Do que adianta uma foto linda, se ali não se encontra o sagrado?!”, afirmou padre Adilson. Ao fim da exposição, ele apresentou caminhos práticos para o comunicador vivenciar a espiritualidade no servir.  

Formação

Padre Valdecir Bressani – Foto: Terumi Sakai

 

Ainda no sábado, padre Valdecir Bressani realizou uma palestra sobre o eixo da formação. Além de explanar documentos da Igreja sobre a comunicação, também salientou a importância da Pascom atuar em unidade com as demais pastorais da comunidade. “Olha que lindo, a Pascom levando até a Liturgia, a Catequese e as demais pastorais, cursos formativos como oratória, alinhando a teoria e a prática da comunicação, e os auxiliando a levar com ainda mais ênfase o Evangelho. É isso que precisamos, um trabalho em conjunto”, finalizou.  

No final da tarde, na capela do Seminário São José, que fica próxima ao Centro Arquidiocesano de Formação, onde acontecia o encontro, Dom Mário Spaki presidiu a santa missa, que foi concelebrada pelos seis padres assessores que participavam do encontro.  

À noite, foi realizado um momento de partilha, no qual os representantes das 18 arqui/dioceses do Paraná compartilharam as realidades que enfrentam no dia a dia.  

Articulação e Produção 

No domingo, dia 26, após um momento de oração pelas vocações, Anderson Queiroz, coordenador da Pascom na Província de Londrina, partilhou sobre o eixo da articulação. Durante sua fala, passou dicas para que os comunicadores desenvolvam uma linguagem mais assertiva com a comunidade.  

Na sequência, Thiago Queiroz, assessor de comunicação da arquidiocese de Londrina e membro da coordenação regional, mostrou a realidade da arquidiocese, os trabalhos que vem sendo realizados e a estruturação da equipe interna e externa da pastoral.  

A última conferência foi realizada de forma remota pelo coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tulius, que tratou sobre o eixo da produção. Ele alertou sobre a “importância da Pascom não reduzir o processo pastoral somente no ‘fazer e fazer’, e se esquecer do mais importante, que é o servir para que mais almas sejam impactadas”. 

Nova coordenação da Pascom do Regional Sul 2 

O último tema do encontro foi a composição da nova coordenação da Pascom no Paraná. Dom Mário Spaki conduziu o momento, fazendo um agradecimento a coordenação atual, composta pelo coordenador Antônio Kayser, pelo vice-coordenador Tiago Queiroz, pela secretária Vanessa Paula Pereira. 

Foto: Terumi Sakai – Pascom Arquidiocese de Londrina (PR)

Em seguida, dom Mário apresentou a nova coordenação que foi indicada a partir de uma reunião on-line que aconteceu em agosto de 2022. A nova coordenação ficou assim constituída:  

Coordenadora: Vanessa de Paula Pereira (Diocese de Guarapuava). 

Vice-Coordenador: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina). 

Secretária: Neiva Paulucci de Almeida (Diocese de Apucarana). 

Após a apresentação, dom Mário pediu que todos se dividissem em grupos, por província eclesiástica, e indicassem uma pessoa para ser o articulador da província. Os indicados foram:  

Província de Curitiba: Antônio Kayser
Província de Londrina: Anderson Queiroz
Província de Maringá: Katya Yaeko Suzuki
Província de Cascavel: Eder de Oliveira

Da esquerda: Neiva, Anderson, Eder, Tiago, dom Mário, Antônio Kayser, Vanessa e Katya – Foto: Vitor Pinheiro

O grupo ainda indicou o nome de um padre para ser o assessor eclesiástico em nível regional. Antes, porém, de ser oficializado o nome, dom Mário vai dialogar com o bispo responsável pelo padre para pedir a liberação para essa função.  

O encontro foi finalizado com a santa missa, presidida pelo arcebispo de Cascavel (PR), dom Adelar Baruffi, concelebrada por dom Mário Spaki e pelos demais padres presentes. Em sua homilia, dom Adelar agradeceu a presença de todos na Arquidiocese. “Para nós é uma alegria receber a todos vocês. A comunicação é fundamental na evangelização, o que torna o servir de cada um ainda mais essencial”.  

 

(Texto: Karina de Carvalho, com colaboração da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Casvavel)

Fonte: CNBB Sul II


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias