Palavra do Pastor Dom Marcos José dos Santos

Postado dia 11/04/2023 às 21:22:33

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS E DA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

05/04/2023, CATEDRAL CRISTO REI - HOMILIA

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou porque ele me consagrou com a unção” (Lc 4,18). Retomando a profecia de Isaías, na sinagoga de Nazaré, Jesus, ungido pelo Espírito e enviado pelo Pai, inicia a sua missão. Ungidos e consagrados para a missão! Todos nós, Povo Santo e Fiel de Deus, pelo batismo, participamos da missão sacerdotal, profética e régia de Cristo, proclamando o reino de vida e salvação. Por isso, somos todos, chamados, escolhidos e enviados. O ano vocacional que estamos celebrando, Irmãos e Irmãs, nos recorda que toda vocação é para a missão e que ela só tem sentido e se realiza no encontro com a pessoa de Jesus Cristo, que chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3,13-19). 2) Ungidos e consagrados para a missão! Dentre o Povo Sacerdotal, Santo e Fiel de Deus, nós Presbíteros, fomos chamados pelo Senhor, para segui-lo mais de perto, como pastores do seu rebanho, levando a todos o óleo do perdão, da consolação, da alegria e da missão. E podemos nos interrogar: qual missão? O próprio Senhor nos responde: anunciar a boa nova aos pobres, libertar os cativos, curar os cegos, dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4, 18-19): missão de redenção e de salvação. Caros Presbíteros, com os olhos fixos em Jesus, com os corações ardentes e os pés a caminho, seguindo-o, podemos também nós proclamar que esta passagem da Escritura hoje se cumpre para nós, chamados a continuar a sua missão no mundo, levando a todos o Evangelho da alegria e da salvação. E então, agradecidos e testemunhando a cada dia o dom da nossa vocação e do nosso ministério, recebemos dele estas palavras, por meio do profeta Isaías: “Vós sois os sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus, chamados a proclamar o tempo da graça do Senhor, para dar aos que sofrem uma coroa, em vez de cinza; e o óleo da alegria, em vez de aflição. Eu os recompensarei por suas obras segundo a verdade, e farei com eles uma aliança perpétua (Is 61, 6a.8b) Ungidos e consagrados para a missão! Irmãos e Irmãs, neste Ano Jubilar de nossa Igreja Diocesana, façamos memória agradecida de inúmeros irmãos e irmãs Leigos e Leigas, Religiosos e Religiosas, Presbíteros e Bispos, que anunciaram e testemunharam com a unção do Espírito e o ardor da fé e da missão o Evangelho, que aqui cresceu e produziu muitos frutos. E neste tempo, o Senhor nos chama a continuar este caminho juntos, em sinodalidade, sendo Igreja da comunhão, participação e missão, cumprindo o seu mandato: Ide e evangelizai. Nesse caminho, nos acompanha Maria, nossa Padroeira, que no amor e na ternura do seu Imaculado Coração, nos acolhe e nos ensina a ser discípulos do Seu Filho, particularmente a nós sacerdotes. E é com uma prece de São João Paulo II, dedicada a ela pelos sacerdotes, que encerro essa reflexão: “Mãe de Jesus Cristo, estivestes com ele nos inícios de sua vida e de sua missão: Mestre o procurastes entre a multidão; vós o assististes levantado da terra, consumado para o sacrifício eterno, e tivestes perto João, vosso filho, acolhei desde o princípio os chamados, protegei o seu crescimento, fortalecei a sua fidelidade e acompanhai na vida e no ministério, os vossos filhos, ó Mãe dos Sacerdotes. Amém (Pastores Dabo Vobis, 82).

+ Dom Marcos José dos Santos

Bispo Diocesano de Cornélio Procópio


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Palavra do Pastor