No dia 14 de fevereiro de 1.952 nascia mais uma comunidade Paroquial na Diocese de Ponta Grossa, dedicada ao Divino Espírito Santo. Teve o Pe. Pedro Filipak como primeiro Pároco. Sua posse deu-se em 23 de fevereiro de 1.952. O Pastor da comunidade anima o povo à construção da Igreja Matriz.
A caminhada da Paróquia foi marcada por uma intensa vivência da fé: em 25 de outubro de 1.953 a comunidade recebeu com alegria a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil; e em setembro de 1.997, a comunidade recebeu a Imagem do Sagrado Coração de Maria, Padroeira da Diocese juntamente com o Pastor Dom Getúlio Teixeira Guimarães.
Desde muito cedo a comunidade manifestou um Evangélico ardor missionário. Com muito entusiasmo recebeu as Santas Missões, pregadas pelos Padres Redentoristas e, ainda teve vários Párocos da Congregação da Missão (Vicentinos). É no clima envolvente de fé foi inaugurada a Igreja Matriz em 3 de julho de 1.955.
Eis os Padres que marcaram a vida da comunidade: Frei Guido Hussman, Felix Dergam, José Hass Filho, Eduardo Wrobel, André Kaminski, Estanislau Kreptowski, Henrique Kosiorek, Pe. Ednon Reimão de Mello (atendeu provisoriamente a comunidade), Osvaldo José dos Santos e Francisco Mazur.
No dia 28 de março de 1.993, tomou posse o Padre Pedro Gielisnki, da Congregação da Missão. No dia 26 de julho de 1.994 comemorou seu Jubileu de Prata Sacerdotal, nesta Paróquia. Também passaram pela Paróquia o Pe. Sidney Ferreira, Pe. José Delanhol e Padre Maycon José da Silva.
Atualmente o Pároco da Comunidade é o Pe. Alcides Andreatta, juntamente com seu vigário o Pe. Luiz Antônio Faversani.
Paróquia Divino Espírito Santo – Curiúva
Avenida Antonio Cunha, 76 – Centro
Fone / Fax: (43) 3545-1236
CEP: 84280-000 – Curiúva – PR
E-mail: paroquiacuriuva@hotmail.com / paroquia_curiuva@hotmail.com